PATROCINADORES OFICIAL FARM SHOW 2020

  • FARM SHOW MT
  • farm.show
  • YouTube - Black Circle

APOIADORES

@SEVEN7GD CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO

 Aproximadamente 400 Expositores, cerca de 
42 mil visitantes e R$1,5 Bilhões comercializados 

durante os 05 dias de Farm Show.

2019 foi um sucesso

FARM SHOW 2020 (Small).png
1/13

PATROCINADORES

  • FARM SHOW MT
  • farm.show
  • YouTube

Na manhã de sábado (19), uma comitiva saiu de Primavera do Leste rumo a Campo Novo do Parecis a 680 km de Primavera do Leste o objetivo da viagem foi dar início a segunda fase do projeto “Independência Indígena”, referente à capacitação profissional dos índios Xavantes, que agora irão aprender na prática como é possível aplicar a agricultura mecanizada a exemplo dos índios Parecis que já implementaram a prática há 12 anos, e hoje colhem os  resultados.

Na ocasião, integraram a comitiva: José Nardes presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, Henrique Amaral, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Primavera do Leste, Domingos Mahoro Ê Ô, cacique, Graciano Aodzané Pronhopa cacique e Agnaldo Pereira representante de assuntos indígenas Xavante, e três índios Xavantes que irão estagiar em uma  das unidades  da  cooperativas do povo Parecis.

A iniciativa faz parte do  projeto “Independência Indígena”, que já proporcionou capacitação profissional a 60 indígenas da etnia Xavante.  Os cursos do projeto foram iniciados no mês de março de 2019, através de uma parceria entre Sindicato Rural e SENAR: Aplicação de Agrotóxico Utilizando Pulverizador Autopropelido e Operador de Trator Agrícola.

“O objetivo agora é incluir os índios que, fizeram o curso em estágios na área. Já temos cerca de 10 deles trabalhando em fazendas em Primavera do Leste, e trouxemos mais três para estagiar com os índios Parecis que hoje são exemplos de produção agrícola”, explicou o presidente José Nardes, que ainda fez questão de destacar que: “O próximo passo é promover esse desenvolvimento para os índios xavantes de Primavera do Leste, que hoje tem 132 mil hectares de terra e estão passando fome. Agora com essa abertura do governo, vamos conseguir torná-los independentes para que eles tenham uma vida descente”.

Para o cacique Domingos Mahoro Ê Ô, líder de Politicas Indígenas e não Indígenas do Povo Xavante, o projeto é o caminho para tirar o povo xavante da miséria e promover o desenvolvimento da agricultura. “Hoje nós viemos somar forças com os Parecis, e não estamos mais sozinhos. Essa parceria é o primeiro passo, e o segundo a gente vem somar a experiência de trabalho para buscar um futuro melhor pra nossa comunidade” destacou.  

A prefeitura de Primavera do Leste que também apoia o projeto, esteve representada pelo secretário de  Agricultura e Meio Ambiente, Henrique Amaral, o qual destacou a  grandiosidade da iniciativa: “Estamos alinhando junto aos  idealizadores do projeto a  participação da prefeitura, através de auxilio em agricultura familiar, capacitações e orientações para o povo Xavante no Projeto Independência Indígena” comentou Amaral.

Já o dono da casa, Cacique Ronaldo Parecis, recebeu a comitiva com entusiasmo:  “é um prazer muito grande ver os povos indígenas buscando essa autonomia juntos, baseado no que já estamos desenvolvendo com os povos Nambikwara e Manoki e  agora os Xavantes chegando para somar  forças.  Um povo muito forte e  guerreiro para somar  junto com nós nessa atividade”, finalizou o senhor Ronaldo Parecis, presidente da Cooperativa Coopihanana  cooperativa indígenas

Assessoria de Imprensa 

Fabrício Costa

23 de outubro 2019

INDEPENDÊNCIA INDÍGENA

Comitiva leva índios Xavantes para estágio com Parecis.

A iniciativa faz parte do Projeto “Independência Indígena” desenvolvido pelo Sindicato Rural de Primavera do Leste, e busca a independência produtiva dos índios Xavantes.

Veja o vídeo da Visita

FIQUE  INFORMADO

Sindicato Rural faz repasse

à APAE

Vejas as principais notícias 

da Comissão Nacional de Agricultura

Reuniões Públicas e Oficinas devem ter a participação de produtores rurais

Mais de 200 ações para preparar profissionais que vão atuar na administração da propriedade

INDICADORES

Projeto da Aprosoja investe em pesquisa científica

Iniciativa busca avanços no setor de produção de alimentos

Conab estima colheita recorde de 238,9 milhões de toneladas de grãos na safra atual