• FARM SHOW MT
  • farm.show
  • YouTube - Black Circle

INDEPENDÊNCIA INDÍGENA projeto que nasceu em Primavera do Leste ganha projeção Nacional 

19 DE SETEMBRO 2019

 O presidente do Sindicato Rural de PVA José Nardes cumpriu agenda em Brasília apresentando o projeto a ministros, deputados e autoridades. 
Buscar a independência produtiva, possibilitando que inúmeros povos indígenas pelo Brasil saiam da linha da miséria, este é o objetivo do Projeto “Independência Indígena”. Trata-se de uma iniciativa do Sindicato Rural de Primavera do Leste e produtores rurais da grande Primavera, com apoio do deputado federal Nelson Barbudo (PSL) e SENAR, e representantes indígenas, que agora se destaca e ganha apoio nacional. 
Nos dias 12 e 13 deste mês, o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste José Nardes cumpriu agenda em Brasília com ministros, deputados e representantes indígenas.
Num primeiro momento participou de audiência com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, com o deputado federal Eduardo Bolsonaro, deputado federal Nelson Barbudo, deputado Neri Geller, e a presença de Agnaldo Santos (Coordenador de Assuntos Indígena Agro Xavantes), cinco caciques representantes da Reserva Sangradouro e o cacique Ronaldo Parecis representante da aldeia Chapadão dos Parecis. 
Durante a reunião e após assistir o vídeo explicativo do projeto, o ministro Salles mostrou-se surpreso com a grandiosidade da iniciativa, e interagiu com todos os presentes, declarando seu apoio ao “Independência Indígena”. 
Cumprindo sua agenda, José Nardes participou de outra audiência com o Ministro Substituto da Agricultura, o deputado federal Marcos Montes, para apresentação do projeto. O ministro Montes declarou apoio ao referido projeto e comprometeu-se em ajudar no processo e trâmites junto aos órgãos responsáveis.
O presidente do sindicato evidenciou, durante a reunião, que o próximo passo para consolidação do projeto em todo Brasil é a promoção de um grande encontro nacional com representantes de todos os povos indígenas para exposição deste projeto.
“Não imaginávamos que esta iniciativa ganharia tamanha repercussão e apoio nacional, e hoje podemos afirmar que o “Independência Indígena”, nasceu em Primavera do Leste, e aos poucos estamos conseguindo apoio nacional para projetar a iniciativa para todo país”, disse José Nardes.
Encerrando a agenda de audiências na capital federal, o presidente obteve a adesão do Tribunal de Contas da União-TCU ao projeto, através do Ministro Augusto Nardes, que já desenvolvia um projeto paralelo na aldeia Raposa do Sol no estado de Roraima. 
Segundo o ministro, o próximo passo é criar condições de legalidade, e para isso é preciso levar essa discussão a altas instâncias “Estamos numa evolução permanente da sociedade. O índio não pode ser segundo plano. Ele é um cidadão que evoluiu, eles estão nas universidades, tem gente muito inteligente e preparada”, finaliza Augusto Nardes.

PROJETO INDIGINA 2 (Large).jpg

Fabrício Costa

Assessoria de Imprensa